quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Uakti em Bê Agá



Edmilson Siqueira

Zezé e eu estamos indo amanhã, sexta-feira, 16 de novembro, para BH. Não, não conhecemos BH e vamos conhecer só um pouco, já que a gente volta no sábado, começo da noite. No meio dessa correria, um show do grupo Uakti interpretando Beatles. Pra quem conhece o Uakti já pode ir imaginando o que eles fizeram com as canções dos Fab Four. Não, não pode não, é melhor ouvir alguma coisa antes. Tem na rede, no Youtube, um making of muito bom. É coisa de arrepiar quem, como eu, foi amante dos Beatles e dos Rolling Stones e hoje também curte boa música instrumental, jazz principalmente.
O Uakti é um desses fenômenos que, acho eu, poucos países no mundo podem produzir. Um grupo de 4 em que só três tocam. O outro compõe e cria instrumentos. Sim, isso mesmo: cria instrumentos. Não sei os nomes deles todos (dos instrumentos, aliás, nem dos músicos) mas Zezé foi amiga do criador, Marco Antonio Guimarães, e me contou alguma coisa a respeito dessa figura. Ele via música em qualquer lugar. Olhava para um desenho de ladrilhos na parede e cantarolava internamente o som que eles estavam exprimindo. Um dos instrumentos é feito com tubos de PVC de vários tamanhos para dar notas diferentes. Usavam um chinelo havaiano para bater na boca dos tubos - e o som saía grave e bonito. Hoje já não usam mais o prosaico chinelo e sim um treco próprio, eu vi no making of, e o som continua magnífico.

Tenho alguns CDs do grupo e já fui a um show deles no tempo em que o Centro de Convivência existia. Emocionante é o mínimo que se pode dizer do som e da música que eles fazem a partir daqueles estranhos instrumentos. Claro que tem flauta, violão, contrabaixo, convidados e sei lá o que mais, afinal os instrumentos criados não estão ali por puro exotismo e sim porque eles fazem um som diferente que combinam com os sons tradicionais e o resultado é de deixar qualquer um pasmo.
Antes de iniciar esse parágrafo fui dar uma olhada novamente no Youtube. Tem bastante coisa deles lá, inclusive Here Comes the Sun inteirinha. E, claro, o making of que citei no início. Há uma mulher no grupo nessa música que, quando assisti em Campinas não estava lá. Mas os outros são os mesmos. Aliás, há 30 anos. E os instrumentos usados nessa música - você pode conferir no fim do clip - são os seguintes: marimba de vidro, marimba d’angelin, grande pan e darbuka. Estranho né? Mas o som sai limpo, bonito, dando uma vida nova a uma música que deve ter tido centenas de gravações por aí. Quer ouvir? É só clicar no link: http://www.youtube.com/watch?v=8mPnIEVis88. E na página que abre tem mais Uakti, gravações mais antigas, inclusive uma sublime da Bachiana Brasileira nº 5, que tive a felicidade de ouvir no show aqui em Campinas e tenho em CD. Vale a pena.

Então fica assim: amanhã de manhã embarcamos na Azul em Viracopos, descemos no Confins e vamos prá Bê Agá, curiosos por conhecer um pouco da capital mineira e excitados pelo show que une o talento indiscutível de um grupo que não tem paralelo no mundo com a música que mudou o mundo pra melhor. Sábado a gente tá de volta, com o CD novo na mala e lembranças formidáveis na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário