segunda-feira, 23 de junho de 2014

Paris, Paris



Edmilson Siqueira

Nesta quarta-feira, 25 de junho, Zezé eu estamos embarcando pras “Oropas”. Ela fará uma viagem que planeja há muito, vai conhecer Findhorn, uma comunidade autossustentável na Escócia e rever sua amada Londres, com direito a visitas a Totnes e ao Schumacher College (nada a ver com o piloto campeão). Ficará 17 dias nesse périplo e depois vai se encontrar comigo em Paris, onde estarei fazendo o enorme sacrifício de esperá-la por todo esse tempo...
Mas estou tentando amenizar o sacrifício: na bagagem levo uma lista de 19 programas que recolhi na rede entre restaurantes bons e baratos, passeios curiosos longe do turismo tradicional, uma boa vasculhada em toda Montmartre (nas outras viagens faltou conhecer melhor o velho e boêmio bairro), algumas lojas que podem render boas compras sem gastar muito e jazz aos cântaros – nos bares, nas praças e shows: há pelo menos um festival muito bom e gratuito na lista, o La Défense Jazz Festival 2014, com shows três dias à noite e cinco dias às 12h. Não devo ir a todos, mas na maioria devo estar lá.
 
Mas os programas podem ficar em segundo plano diante do meu encanto por andar sem destino, tentando descobrir cantos e esquinas que podem gerar paixões momentâneas ou fotos que só eu gostarei de rever ou mesmo apenas aquela sensação de se estar numa cidade civilizada, limpa e muito mais segura que qualquer cidade média ou grande desse nosso país.

Comprei um notebook, pequeno, para levar na viagem. Ele ficará no hotel e, quando as aventuras parisienses diárias e noturnas terminarem, tentarei registrar em texto e imagens o que vi, vivi e senti. E, em registrando, postarei neste blog para deleite de meus parcos leitores. Não sei se vai funcionar, a vontade de conhecer e rever muita coisa é grande e posso nem ter forças para, depois de um dia típico, sentar-me à frente da telinha brilhante para cometer uma croniqueta.
 
Levo também uma máquina GE (sim, General Eletric) semiprofissional, 14 megas pixels, que também filma em HD, que será a responsável por captar as imagens todas que me darão saudades nos próximos anos. E um pen-drive de 8 megas para guardar tudo sem perigo de perder. Há, claro, uma prosaica e bela cadernetinha de viagem, cheia de páginas e linhas em branco para anotar o que for preciso, usando aquela velho modo de registrar fatos com uma caneta e a própria mão.

A amigos tenho dito que esta será a última vez que verei Paris. Como já passei dos 60, alguns imaginam que não terei tempo de voltar um dia, que partirei antes para o infinito do qual não voltamos mais. Digo que o motivo é mais prosaico: aposentado, vivendo de uma renda mixuruca que a previdência me paga depois de 35 anos de contribuição e mais de 40 de trabalho, vai ser difícil juntar economias que bastem para atravessar o Atlântico e pousar na Europa. A última viagem a Paris foi em 2002, por isso acho que esta é a última, mas faço uma ressalva: não deixarei de fazer uma fezinha nos jogos de azar que o governo patrocina e, se um dia, entre as ínfimas chances que eles proporcionam, a sorte me bafejar, arrumo as malas e passo o que me resta de dias, meses e anos num país onde as paisagens construídas pelo homem são belas e conservadas e onde a civilização e a civilidade imperam.
 

19 comentários:

  1. nada mal hein..?
    quando eu crescer (e passar dos 1,50) quero ser assim como vcs…pq sabe onde estou nesse momento? prestando um concurso em universidade federal, é mole? enquanto eu só trabalho vcs passeiam….ah!!! não está certo isso não
    aproveitem tá
    bjs


    ResponderExcluir
  2. Bom passeio, bom tudo!
    Você que gosta de doce já deve conhecer, mas, just in case, a Maison Berthillon na ile St Louis tem o melhor sorvete do mundo. Vou procurar o endereço e te mando, caso você não conheça.

    ResponderExcluir
  3. Edmilson! Bom dia!
    Quero desejar a você e a Zezé uma boa viagem e que você após um período curto, mas um pouco turbulento com sua saúde possa desfrutar das belezas de Paris. Caminhar tranquilamente pelas rua e curtir cada cantinho daquela cidade maravilhosa.
    Ótima viagem para você, muita energia boa e tire muitas fotos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah isto aqui ta muito bão!
    Isto aqui ta bão demais!!

    ResponderExcluir
  6. Hugo Gallo Mantelatto Filho24 de junho de 2014 às 09:06

    Dá-lhe Edmilson

    ResponderExcluir
  7. hu-hu - Let's go... I can't wait.

    ResponderExcluir
  8. Muito chato ficar 17 dias em Paris a esperar... Será que não seria melhor esperar pra embarcar? kkkk. Só que não !!! Boa viagem ao casal!!! Um café no Deux Magots após degustar um gaufre aux sucré comprado no carrinho em frente. O melhor de Paris!!!

    ResponderExcluir
  9. Marcelo Pirajá Sguassábia24 de junho de 2014 às 09:08

    Fui lá conferir e adorei a crônica. Bon voyage e bom palpite na mega sena. Ou seria mega Seine?

    ResponderExcluir
  10. Celeste Diva de Maria Ferreira24 de junho de 2014 às 09:09

    Boa viagem para vocês !! Aproveitem, Ed!!!

    ResponderExcluir
  11. Isso é muito bom. Boa viagem e divirtam-se.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom mano. Estarei aqui aguardando notícias e comentários parisienses.

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que soube que você está indo a Paris. Tenho uma encomenda urgente: ao entrar num boteco e comer um misto frio de presunto cru e brie, na baguete fresquinha, lembre-se de mim.

    Abração e boa viagem!

    ResponderExcluir
  14. Boa viagem!! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Maravilha...vocês merecem. Boa viagem e aproveitem muito.

    ResponderExcluir
  16. Ed e Zezé, boa viagem e aproveitem!!!

    ResponderExcluir
  17. Bon voyage!!

    ResponderExcluir
  18. Ô Ed, sabe o que eu desejo? que a viagem se revele à altura das suas expectativas e que vc volte tão encantado com Paris como está indo. E, claro, que tanto vc como Zezé ainda retornem muitas vezes às "oropas" de que tanto gostam. De resto, não se esqueça das minhas encomendas: um francês bonito, desimpedido e de banho tomado. Ou, em último caso, um chocolate parisiense...
    Bj grande!

    ResponderExcluir
  19. Pô Edmilson, vc tá sofrendo aí hein? Rssss
    Só ñ esquece do Brasil, tá longe mas continua torcendo que estamos nas oitavas.
    Abs.

    ResponderExcluir